Achtung, baby!

QUEDA DO MURO

[Muro de Berlim: 1961-1989]

Há 20 anos atrás, no dia 9 de novembro de 1989, caía o Muro de Berlim. Aquela construção bizarra que dividia a capital alemã ao meio, mantendo famílias, amigos separados por mais de 15 anos. Me lembro, quando criança, de não entender bem como aquilo tinha sido feito. Me parecia tão sem sentido, que meu cérebro tentava uma explicação mirabolante para o mecanismo da coisa. Aos 19 anos, fui a Berlim e passei um dia inteiro no Checkpoint Charlie, já transformado em museu. Me lembro de ficar totalmente atordoada. É o velho e infalível choque de realidade!

Mas a data hoje é de celebração! Mudemos o tom! Como nosso assunto aqui é design e não a minha relação com fatos históricos dessa natureza, trouxe, em um impulso melancólico, um apanhado da estética alemã do período da guerra fria. Se alguém lembrar de mais alguma coisa, sintam-se a vontade para palpitar!

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

